sábado, 26 de dezembro de 2009

Descoloração *--*




ooe gente hooje a postageem e sobre a polêmica DESCOLORAÇÃO:

O começo de tudo...
-Você decidiu que quer ser loira(o), ou vai pintar de colorido. Váaarias pessoas tem uma idéia totalmente atrasada sobre descoloração... Receiam que o cabelo resseque demais, quebre ou até mesmo caia. Olha gente, os descolorantes de hoje em dia não são mais aqueles de antigamente... Como tudo evolui, a cosmética também evolui, e MUITO, todo dia, toda hora. Hoje em dia existem descolorantes enriquecidos com queratina, sem amônia.Para saber qual o melhor, é legal se informar com alguém que já tenha um cabelo colorido/loiro e que seja sadio brilhoso e tudo mais... Ou até mesmo com as próprias balconistas das lojas, pois elas estão em contato constante com profissionais e saberão instruir você de qual é o descolorante mais comprado por profissionais. Mas, apesar de eu dizer acima que a descoloração não é um mais um bicho-de-sete-cabeças, ela requer cuidados como qualquer outro procedimento capilar. Para saber se você pode fazer uma descoloração tranqüila, não tem segredo. Basta você puxar pela memória e lembrar de tudo que você já tacou na cabeça, com exceção de shampoo e creme. Tintas escuras, tonalizantes, shampuadas, alisantes, relaxantes.... O sucesso da descoloração depende muito dessa "insvetigação" que você vai fazer sobre seu próprio cabelo. "Ah mais eu nunca fiz nada disso... então posso descolorir agora mesmo, certo?!" ERRADO... Existem cabelos virgens que são uma verdadeira droga de tão mal-tratados. Como isso é possível? Mals-costumes, meus queridos, só isso. Prender o cabelo molhado, não usar shampoo, uso excessivo de boné, dormir com o cabelo molhado, lavar os cabelos na água fervendo, nunca fazer uma hidratação, e etc. E sobre cabelos com histórico muito químico, o certo é procurar um profissional.

Ta... Eu não passei no teste da investigação, não posso então descolorir meus cabelos?

-Depende de vc... Se o seu cabelo está mal-tratado, mas, é natural ou tingido de cores claras, vc está mais próximo de ter o cabelo dos seus sonhos, pois pode mudar seus hábitos e recuperar o cabelo mais rápido... E não esquecendo de cuidar o DOBRO deles depois da descoloração e tintura. Mas se vc não passou no teste da investigação, pq já pintou e bordou jogando mil coisas no cabelo... Daí a coisa muda de figura. Não é impossível, mas demora mais... Pois vc vai ter que se empenhar bastante em cuidar dos seus cabelos e também perder o medo da tesoura, para ir eliminando e cortando as ‘cacas’ que vc aprontou até então. Daíiiiii depois disso, vc pode descolorir, tingir e ficar tranquila (o). Eu passei no teste! O que eu faço agora? -Se vc fez tudo certinho e tem plena certeza de que seu cabelo agüenta uma descoloração e de que depois vc vai cuidar muito bem dele, pode comprar tudo ou ir ao salão descolorir sim. Mas, saiba que não é só ir comprando e jogando a meleca na cabeça não, viu?Existem maneiras e maneiras para conseguir uma boa descoloração e vamos aprender agora.

Cabelos Longos e Médios:

É bom que o cabelo esteja sem lavar... Uns dois ou mais dias sem ver água. Isso pq a oleosidade natural da raiz, ajuda a proteger o couro cabeludo de possíveis alergias ou feridinhas. Se o cabelo estiver muito limpinho, seu couro vai arder e vc vai querer tirar o descolorante antes da hora, resultando descoloração insuficiente ou manchas. Dividindo os cabelos usando piranhas para prender as partes, vc deve começar a descoloração obrigatoriamente pelas pontas. PQ isso? Pq as pontas são a "parte fria" dos cabelos... Chama-se parte fria, pq existe distância do couro cabeludo. O couro cabeludo tem uma temperatura natural mais quente, que ajuda a descolorir principalmente se vc potencializar cobrindo os cabelos com touca de alumínio. A ponta por sua vez, não tem essa "mãozinha" do couro cabeludo, então elas vão ter o clareamento mais demorado. O que vc pode fazer pra ajudar as pontas, é encapa-las com pedaços de papel alumínio, que aumentam a temperatura e consequentemente ajudam no clareamento. Mas isso só depois de vc aplicar o descolorante com o pincel e cobrir generosamente as mechas do cabelo com a mistura... Aí sim vc pode colocar o papel alumínio. Se o seu cabelo for naturalmente claro (tom castanho claro a louro escuro) vc pode fazer as pontas utilizando água oxigenada de 30 volumes até 4 dedos da raiz dos cabelos, e água oxigenada de 20 volumes nas raízes e nestes 4 dedos de cabelo restantes. Se o cabelo for escuro (castanho médio a preto) vc pode fazer o mesmo processo, só que utilizando água oxigenada de 40 volumes nas pontas e de 30 volumes nas raízes. Após isso, aguardar o clareamento desejado e retirar o descolorante dos cabelos com água morna, lavando bem. O tempo de pausa que vc deve dar pra começar a tingir as raízes, pode ser de 15 a 20 minutos, e o tempo total com o descolorante em todo o cabelo, depende do tom de clareamento que vc deseja... Mas é bom não permitir que ultrapasse 50 minutos. Cabelos

Curtos:

O cabelo curto tem uma vantagem: as pontas ficam próximas às raízes... Então tem aquela "mãozinha" na temperatura que eu citei acima... Então, vc pode aplicar o descolorante a partir das raízes normalmente que ficará uniforme. E pode usar água oxigenada de 20 volumes, se a sua pretensão for tingir de magenta ou vermelho, 30 volumes se for roxo, verde, pink ou laranja, e 40 volumes para azuis e tons pastéis ou platinados.

Cabelos Tingidos:

-Não importa a cor, o procedimento é o mesmo dos cabelos longos. Porém, pode ser necessário descolorir mais de uma vez para a remoção completa de tintas escuras. Para saber se o seu cabelo pode ser descolorido de novo, vc tem que testar puxando as pontas ainda úmidas após o enxágüe do descolorante, e notando se estão muito elásticas ou quebradiças. Se ele está com aparência de "chiclete" ou quebrando as pontinhas, vc deve dar um espaço de uma semana pra descolorir de novo, e neste espaço, fazer uma cauterização para recuperá-lo. Para isso vc vai ter que agüentar o "loiro - Joelma" por uma semana e ainda por cima cuidar dele... Mas, se eles não estão quebrando e nem elásticos demais, pode-se fazer uma descoloração logo em seguida, mas APENAS se vc usou água oxigenada de 30 volumes ou MENOS. Duas descolorações com água oxigenada de 40 volumes o cabelo não agüentam! Portanto, cuidado.

Se eu ficar no sol, ajuda?

-Se vc agüentar, ajuda sim... Mas, não no sol muito quente, o ideal é solzinho da manhã antes das 11 horas. Existe também uma regrinha que é bom vcs saberem. É muito melhor descolorir os cabelos durante o dia, antes das 18:00 da tarde. Isso pq neste horário, acontece a "fotossíntese" das plantas, e o ar fica mais carregado de "gás carbônico" do que de costume, diminuindo a ação do "oxigênio". Então, consequentemente, vc terá um desempenho diminuído do descolorante se deixar pra descolorir à noite... Mas também não pense que ele não vai funcionar, ok? Isso é apenas uma observação útil que todos os profissionais aprendem nas (chatas) aulas teóricas sobre colorimetria. =D

O que é cauterização?

Trata-se de um tratamento à base de queratina, que repõe o que a descoloração remove. É feita em salões e custa em média R$50,00 dependendo do tamanho do cabelo. Vc pode fazer em casa, comprando os kits de cauterização à venda nas lojas de cosméticos. Mas, o ideal é fazer no salão mesmo, pois em alguns processos de cauterização, é usada uma chapinha especial que potencializa a ação dos nutrientes contidos na cauterização... Portanto, o resultado é melhor.

Eu descolori... Posso pintar agora?

Pode e deve... Pois a descoloração remove uma lacuna dos cabelos, que deve ser preenchida para a saúde dos cabelos, Se pegarmos um cabelo recém-descolorido e colocarmos no microscópio, verão que falta a lacuna da MELANINA, que é a substância que dá a COR aos cabelos. Se esta lacuna ficar "aberta/incompleta" o cabelo fica mais fino, e a tendência à quebra, aumenta e o brilho também diminui. Alguns profissionais têm o errôneo hábito de descolorir os cabelos no processo das "luzes" e não tonaliza-los em seguida, por terem alcançado o tom de loiro desejado. Mesmo que este tom seja alcançado, é necessário tonalizar os cabelos descoloridos, com uma tinta aproximada da cor que os cabelos ficaram, pois a tinta tem o poder de preencher a lacuna que falta, e selar as cuticulas dando saúde aos cabelos. Esse trampo fica ainda mais bonito, se a tinta utilizada for em tom acinzentado, que vai quebrar o amarelado da descoloração e dar um tom mais natural aos cabelos. Mas não é só a tinta loura que faz isso, ok? Qualquer tinta que vc usar, vai preencher esta lacuna e finalizar o trabalho. Com exceção da ANILINA, Violeta de Genciana e Azul de Metileno, viu gente? Como o processo da anilina e dos outros é um tanto alternativo/artesanal, só tem o poder de preencher a camada de cor, mas, não fecha as cutículas do cabelo. Para que isso aconteça, a receita é bem simples:

Fechando as cúticulas 1

Em um litro de água, adicione meio copo americano de VINAGRE de maçã ou comum mesmo, mas é importante que seja BRANCO, e não aquele avermelhado. No útlimo enxágüe dos cabelos, derrame esta mistura e deixe. Retire o excesso secando com a toalha e pronto.

Fechando as cúticulas 2

Compre um NEUTRALIZANTE em qualquer loja de cosméticos e misture duas ou três colheres de sopa dele com sua máscara ou creme de tratamento preferido. Após tingir com a an/vg/am, enxágüe todo o creme colorido até que a água saia sem cor. Retire o excesso de água com a toalha e aplique a mistura de creme+neutralizante nos cabelos, deixando por 10 minutos. Enxágüe e penteie/seque como de costume.

Obs: Essas duas receitas acima, servem para métodos alternativos de tintura, como AN = anilina, AM = azul de metileno e VG = violeta de genciana.

Bom, é só e deixem o seu comentário com a sua opinião perante o blog, se tiver duvidas deixem o seu e-mail pra mim entrar em contato con vooc ;*

BEJOOS ME LIIGA♥
TE AMO JAQUE*--*

Nenhum comentário:

Postar um comentário